Nossa Senhora Aparecida

25/08/1964

Pinheiros

Rua Lemos Conde , 20 , Alto de Pinheiros

Atendendo as necessidades espirituais dos fiéis desta região, em 25 de janeiro de 1965, Dom Agnelo Rossi, Arcebispo Metropolitano de São Paulo decretou que fosse desmembrada da Paróquia de Santa Madalena e criada a Paróquia Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Vila Beatriz. Seu primeiro pároco foi o Pe. Emanuel Monteiro empossado em 19 de março daquele mesmo ano. Em 1979 assumiu, como novo pároco, o Pe. Tobias Faleiros que permaneceu a frente da Paróquia até seu falecimento em 1993, quando foi designado o Pe. Aparecido Silva como pároco, até fevereiro de 2003. Ao longo desses anos, a comunidade foi se estruturando e crescendo, de modo que, hoje, funcionam mais de vinte grupos/pastorais que tornam sempre mais dinâmica a vida da Paróquia. A antiga construção passou por reformas nos últimos anos que modemizaram seu interior, mas mantém ainda a fachada original. Sob o templo, localiza-se o salão paroquial que dá acesso as quatro salas usadas pelas pastorais.

Diariamente os fiéis podem participar da Santa Missa que acontece as 18h, de Segunda a Sábado. Aos Domingos, as missas são as 8h30, 10h30 e 19h. Pe. Sergio Lucas, o atual pároco, atende as Terças e Quintas-feiras, a partir das 14h30 e aos sábados, das 9h as 11h. Dedicada a Virgem Santíssima, sob o titulo de Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia conta com a constante presença das famílias portuguesas que residem na região há mais de meio século, além do crescente numero de moradores locais atraídos ao bairro pelos modernos condomínios que aumentam a cada dia, mantendo o caráter residencial da região.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Matriz Paroquial Nossa Senhora Aparecida

Ficha de inscrição: pegar na secretária no horário das 8h às 12h e das 14h ás 18h de segunda-feira a sexta-feira e no sábado das 09h ás 12h.

Documentoção necessária:

• Xerox da certidão de nascimento da criança;
  • Nome da Igreja de casamento dos pais se forem casados;
  • Nome da Igreja de casamento dos padrinhos;
  • Xerox do RG dos pais – necessariamente precisa ser o RG;
  • Xerox do RG dos padrinhos;
  • Xerox do certificado de participação da preparação ao batismo (se tiver e estiver dentro da validade);
  • Xerox do comprovante de residência.

Obs.:
Os padrinhos necessariamente devem ser católicos.
Só será aceita a inscrição com a documentação completa, caso não esteje, o Batismo ficará para o próximo mês.

Horário do curso: na sexta-feira que antecede o Batismo das 20h30min ás 22h30min – no salão paroquial

Crisma é o Sacramento que confere os Dons do Espírito Santo, conduzindo o fiel ao caminho da perfeição cristã.

A palavra Crisma vem do grego e significa óleo da unção. O termo, no feminino (a Crisma), refere-se ao Sacramento, e no masculino (o Crisma), refere-se ao óleo de ungir. Ungir é untar a fronte do crismando com o óleo próprio, em cruz. O óleo usado na cerimônia da Crisma é consagrado na Missa da Quinta-Feira Santa.

A Crisma é a Confirmação do Batismo porque fortalece a Graça que este nos confere: se o Batismo nos imerge no Espírito Santo, a Crisma deve nos tornar “fortes e robustos” no mesmo Espírito. Ao atingir a maturidade na fé, por sua própria decisão e convicção, o cristão escolhe confirmar a sua condição de filho de Deus, cristão batizado e membro do Corpo Místico de Cristo neste mundo, a Santa Igreja.

Expressa o aspecto dinâmico, ativo e evolutivo da vida cristã. Uma coisa é ser cristão simplesmente, outra é chegar à plenitude da santidade. Evoluir, neste caso, é crescer na vida iniciada no Batismo: um processo contínuo que dura até o fim desta vida. Não podemos permanecer “semente”; é preciso que a semente germine, cresça e dê frutos.

Para abrir o processo, o noivo (ou noiva) deve residir no distrito territorial da paróquia (consultar a secretaria)

Tempo mínimo: O processo deve ser feito com 3 meses de antecedência.

Taxa da igreja: um salário mínimo (não inclui decoração, foto, filmagem, músicos). Se for transferência de paróquia, haverá uma taxa de ½ salário mínimo;

Dia e horário do casamento: Marcar uma conversa com o pároco.

Salão: A igreja não dispõe de salão para festas de casamentos com capacidade para 270 pessoas.

Documentação:

• Certidão de batismo atualizada (noivo e noiva).
  • Xerox do RG (noivo e noiva).
  • Xerox do comprovante de residência (noivo e noiva).
  • Nome e endereço da igreja da qual pertence o noivo ou noiva.
  • Certificado ou comprovante do curso de noivos.
  • Xerox da certidão do casamento civil ou recibo de abertura do processo.
  • Se não for casar nesta igreja, trazer nome e endereço da igreja do casamento.

Obs.: os padres não fazem celebrações (nem dão bênçãos) matrimoniais.

A Pastoral da Catequese tem a missão de oferecer a todas as crianças, uma formação cristã à luz dos Evangelhos, por meio das celebrações litúrgicas e da Vicência comunitária. Nesse sentido, a Catequese visa contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento da fé.

A Pastoral da Catequese não se resume em apenas preparar a criança para receber o sacramento da Comunhão, pois desenvolve um papel fundamental na formação humana dentro dos valores cristãos. A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

“Todo catequista deve aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427).

Documentação:

• Trazer cópia simples da certidão de batismo e do RG

Inscrições abertas !