São Benedito

Padre Severino Lisboa Campos Filho

Jaçanã

Rua Igarité , 338 , Vila Nova Carolina

Vicente Ovídio da Conceição, um homem que foi escravo, tinha em seu poder a imagem de um santo negro, cujo nome era Benedito. Então, construiu uma tapera e um altar na Rua Cirene de Oliveira Laet, antiga rua Alberto, antes da parte da rodovia Fernão Dias.

Ali, ele e sua família rezavam e veneravam o santo negro, e eis que um certo dia foi chamado um padre para rezar uma missa. Era um padre camiliano.

Deste dia em diante, a tapera de barro se transformou em uma pequena capela onde passou a ser celebrada a missa uma vez por mês pelos padres camilianos.

Os encontros foram crescendo até que se resolveu, com a ajuda da comunidade, construir uma capela maior para melhor acolher seus fiéis.

E assim, foi aumentando o número de fiéis que foi necessário construir uma igreja maior, atual Igreja Matriz de São Benedito, atendida pelos Padres Josefinos de Murialdo

A Paróquia

A Paróquia de São Benedito, em São Paulo, foi fundada no dia 16 de outubro de 1966, por D. Paulo Evaristo Arns, então Bispo Auxiliar do Cardeal Arcebispo de São Paulo, D. Agnello Rossi.

Tomou posse como primeiro Pároco, o Pe. João Bonetto da Congregação de Murialdo, acompanhado na ocasião pelo provincial, Pe. Jerônimo Zanconato e o Pe. Aleixo Susin, encarregado da fundação da Paróquia, por parte da Província Brasileira.

Já no mesmo ano - 20 de Dezembro - chegava a São Paulo o Pe. Balduíno Andreola como auxiliar do Pe. João.

[paroquia]

A Igreja de São Benedito era então uma Capela da Paróquia de Santa Terezinha dos padres camilianos. Agregaram-se à Paróquia - já nos primeiros anos da fundação - várias capelas, como São José Operário (Vila Nova Galvão; Bom Pastor (Vila Cachoeira); Sagrado Coração de Jesus (Jd. Cabuçu); Santa Cruz (Rod.Fernão Dias).

Posteriormente vieram fazer parte da família paroquial a capelania do Hospital Santa Isabel da Serra da Cantareira, e a Capela Santo Antônio da Vila Queiroz. Ultimamente a Paróquia aceitou a Capelania do Depto D.Pedro II de Geriatria da Santa Casa.

Vários Párocos e confrades trabalharam em nossa Paróquia, durante esses anos: Pe. João Bonetto, Pe. Balduíno andreola, Pe. João Biondo, Pe. Alcides Lorandi, Pe. Albino Dalsotto, Pe. Miguel Modelski, Pe. Severino Caldonazzo, Pe. Severino Rubini, Pe. Antônio Tomiello, Pe. Celmo Lazzari, Pe. Raimundo Pauletti, Pe. Edolino Schurhoff, Pe. Alcides Rech, Pe. Harry Jung e Pe. Juarez Dalan.

Aos 4 de Novembro de 1985, inaugurou-se a nova Igreja.

Nossa Paróquia procura viver profundamente a Comunhão e participação da Igreja da arquidiocese de São Paulo, pela Pastoral Urbana, conjuntamente com o estilo de nosso carisma Josefino, fundamentado no amor infinito, terno, atual e misericordioso de Deus e na Educação do coração.

Paróquia São Benedito
Matriz Paroquial São Benedito

Adoração do Santíssimo Sacramento

Para batizar uma criança é preciso que antes a família participe da comunidade onde vai batizar a criança. Após um tempo de entrosamento e vivência em comunidade (ao menos a missa dominical) pode-se batizar. O pároco conversa pessoalmente com os pais da criança antes de marcar qualquer data para o batismo. O atendimento é feito todas as Quintas e Sextas-feiras das 15:00 às 18:30 horas (em outros horários agendando). Os batizados acontecem todo terceiro domingo do mês e o encontro de preparação é realizado no segundo sábado do mês.

A catequese em preparação para o Crisma visa proporcionar ao adolescente ou jovem um caminho de maturidade na fé, através do conhecimento da Palavra de Deus e do seu projeto para nós, experimentados em forma de dinâmicas, debates, testemunhos e da análise do cotidiano em que cada um se encontra.
É uma caminhada que necessita da contribuição da família para que o jovem encontre coerência entre o que a fé propõem e o que encontra no mundo, principalmente no seu ambiente familiar.
A preparação dura por volta de dois anos e hoje acontece aos domingos, das 17 às 19 hs.

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura".
Levar a Palavra de Deus para a vida da criança: esta é a missão da catequese, uma pastoral que busca a evangelização por meio de encontros semanais, atividades de integração e celebrações na própria paróquia. Este aprendizado inicial dura 02 anos. Neste período, a criança ou pré-adolescente passa a ter contato com Cristo e sua história de salvação.
Uma catequese de resultado é obtida com a participação efetiva dos pais e a equipe da pastoral busca uma constante aproximação familiar. Convidados a somar, os pais precisam também ser evangelizados, que são feitos através de encontros específicos.
Os encontros são previamente preparados com recursos audio-visuais e dinâmicas educacionais, tornando-os mais efetivos e agradáveis. O grande objetivo é levar a criança à comunhão com Jesus Cristo, vivendo uma vida de Fé, Esperança e Amor!
Horários: Quarta-feira das 14:30 às 16:30 hs e Sábados das 09 às 11 hs