Nossa Senhora Aparecida

Padre Jovair Milan

Tremembé

Rua Maestro Bortolucci , 303 , Tremembé

A primeira capela como nome de Nossa Senhora Aparecida começou a ser construída em nosso bairro pelos Srs. Américo Pedrozoli -carpinteiro e Juvenal -pedreiro. O terreno havia sido comprado com dinheiro arrecadado em quermesses e algumas doações.
Em 1952, a capelinha estava coberta. Quermesses continuaram sendo feitas para angariar fundos para a construção do salão (onde hoje funciona o nosso Centro da Juventude -CJ). Os primeiros catequistas foram Sr. Juvenal, Sra. Floriza (esposa do Juvenal) e Sra. Carmela. Aos domingos, um dos paroquianos encarregava-se de buscar um padre na Paróquia de Santa Terezinha no Jaçanã, para a celebração da missa.

O administrador nessa época era o Sr. Américo, pois a propriedade estava no nome dele. No período de 1959 a 1960, começou a ser organizada a comunidade, por pessoas que se interessavam por um futuro melhor para o nosso bairro. Esse grupo era composto pelos Srs. Álvaro da Silva Pires, Matias Kneip, Armando Nery, Manoel Lourenço Junior, Raul Ramos e Jacinto. Nessa ocasião, a Capelinha passou por novas reformas onde foram ampliadas suas laterais. O número de fiéis aumentava e a Capela já não comportava mais a quantidade de pessoas nas celebrações. O salão que ficada abaixo da Capela (atual C.J.), foi transformado em cinema e eram passados filmes pelos Srs. Américo e Juvenal.

Uma comissão formada nessa época interessou-se em passar a propriedade para a Cúria. Ao Sr. Jacinto foi designada essa tarefa. E assim foi feito. Logo a seguir, ocorreu a elevação de capela à Paróquia Nossa Senhora Aparecida pelo Padre Eduardo. Padre Eduardo foi o primeiro padre que celebrou uma missa campal em frente à Capela e, na homilia, falou que a Vila Albertina acabava de receber um milagre: uma Paróquia. Nessa época, a casa paroquial já havia sido comprada do Sr. João Martins. O segundo padre em nossa Paróquia foi um padre holandês - Padre Hugo. O Bispo (D. Paulo Evaristo Arns) visitou a Paróquia algumas vezes e aconselhava a comprar um terreno para a construção da nossa Igreja. Nesse período estava sendo lançado o loteamento Jardim Esmeralda, ocasião em que o Sr. José Marcos Pires já fazia parte da diretoria paroquial. A diretoria, juntamente com o Padre Hugo, pediu a um dos sócios do loteamento que ajudasse. Ele deu esperanças de uma possível doação de 1.000 metros quadrados, junto à Rua João Rios. Infelizmente, esse senhor veio a falecer. Sua viúva então foi procurada para uma possível ajuda. Ajudou com uma pequena quantia em dinheiro, o outro sócio por sua vez, não mostrava interesse em colaborar. Surgiu então a possibilidade de compra de um terreno que estava sendo vendido pela Sra. Encarnação e seu esposo, o Sr. Matias - o Camponês. O Padre Hugo, juntamente com os Srs. Matias e Armando e os irmãos Srs. Álvaro e José Marcos Pires, passaram a negociar a compra da propriedade.

Foi dito pela Sra. Encarnação que o terreno já estava vendido para lotes, mas que ainda não tinha recebido nenhum pagamento por ele. Surgiu então o interesse em vender a propriedade para a Paróquia. O preço do terreno que possuia 3.700 metros quadrados era de CR$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil cruzeiros).
Aconteceu então a compra do terreno. Depois do Padre Hugo, tivemos outro padre Holandês na nossa paróquia, mas que ficou pouco tempo conosco. Em seguida, veio o Padre Noel, que foi quem deu início a construção da igreja. A igreja foi inaugurada em 1965. Os padres que fizeram parte de nossa paróquia foram: Hugo, João, Germano, Noel, Vicente, Luiz, João, Carlos, Jovair, Edival e o atual Padre Adailton.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Matriz Paroquial Nossa Senhora Aparecida