Nossa Senhora Aparecida

Rua Labatut , 781 , Ipiranga

(11) 2063-4654
 (11) 2063-9174

A história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida se confunde com história do próprio bairro do Ipiranga e está em profunda sintonia com a história recente da Igreja em São Paulo.

A data oficial de sua criação foi em 19/02/1942 e a nomeação do primeiro pároco aconteceu em 08/03 do mesmo ano.

Para entendermos sua origem precisamos nos transportar para o IV Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu em 1942 na cidade de São Paulo. Nessa época, o Arcebispo de São Paulo era Dom José Gaspar que trabalhou incessantemente pelo bom sucesso do Congresso.
Para tanto, elegeu Nossa Senhora Aparecida como a primeira peregrina do IV Congresso. Uma réplica verdadeira da imagem de Nossa Senhora veio de Aparecida e foi triunfalmente recebida na Praça da Sé, a mesma imagem acompanhou todas as celebrações do Congresso Eucarístico que transcorreu entre os dias 04 e 07 de setembro de 1942.

Após o término do Congresso a imagem vem em procissão até a Várzea do Ipiranga, neste mesmo dia 13 de setembro, o Arcebispo benze a pedra fundamental do futuro templo dedicado a Nossa Senhora.

Os anos se seguiram, e o incansável padre Mário empreendia campanhas, rifas, festas e todos outros tipos de recursos para que a obra do templo não ficasse parada. Campanhas do tijolo, do livro de ouro entre outras ainda são lembradas pelos moradores mais antigos do bairro.

O zelo do padre Mário Marques e Serra e o empenho do povo fizeram com que em outubro de 1949 a Igreja nova, ainda em construção, recebesse sua primeira celebração eucarística.

Na década de 50 as obras mantinham seu ritmo, e a campanha do alumínio usado tomou conta do Ipiranga para que a construção mantivesse os planos até que em 1955 a nave central da Igreja foi inaugurada.

As atividades pastorais cresciam no mesmo ritmo e a catequese, os batismos, a alfabetização e as associações como Legião de Maria e Apostolado da Oração marcavam seu trabalho evangelizador.

Finalmente em 1960 a Imagem peregrina era transferida da Igreja provisória para o grandioso templo construído ao longo de quase 20 anos.
Nos anos 70 os sinos da torre começam a ser içados, obra que só teria encerramento na administração do Cônego Cosmo Maestri.

Após uma vida de trabalhos e dedicação, padre Mário Marques e Serra faleceu em dezembro de 1981, sua história, sua dedicação, seu ardor são motivos de saudosa recordação do povo do Ipiranga.

No ano seguinte, assumia a paróquia o padre Cosmo Maestri, com a missão de continuar a grandiosa obra de padre Mário. E foi isso o que aconteceu.

Primeiramente os vitrais acima do altar mor foram inaugurados, e em 1989 as obras de conclusão da torre tomaram novo vigor até que em 1991 ela estava concluída em sua estrutura portando os 3 sinos ainda não instalados.

Com um trabalho incansável, padre Cosmo Maestri colocou vitrais de acrílico nas janelas da torre e em 1997 iniciou a reforma do belíssimo órgão de tubos da paróquia. Na inauguração, o coral Cantate Domino cantou na santa missa.

Na virada do milênio o empreendedorismo do padre Cosmo Maestri trouxe o piso de ardósia no páteo da Igreja, a inauguração da gruta e do velário e finalmente os vitrais por toda a Igreja trazendo ainda mais beleza ao templo construído nos anos 60.

Após belíssimos anos dedicados a Igreja, o Cônego Cosmo Maestri com 81 anos de idade foi aposentado, decidindo viver junto a seus familiares no sul do país. Seus feitos, as obras sociais, o empenho evangelizador, o trato pastoral deixaram marcas profundas que não são esquecidas pelos paroquianos.

A paróquia hoje continua o belo trabalho destes dois grandes sacerdotes. Ela caminha buscando ser comunidade de comunidades, atendendo os fiéis em suas necessidades espirituais, sendo sinal de Deus na cidade de São Paulo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Matriz Paroquial Nossa Senhora Aparecida

Missa de Nossa Senhora Aparecida
Missa de Nossa Senhora Aparecida

Todos os domingos às 11h / Curso: toda quarta-feira das 19h às 21h e aos sábados das 14h às 16h.

São quatro cursos por ano, e segue o calendário anual da Paróquia, para agendar entrar em contato com a Secretaria Paroquial.