O que fazemos

Acesse as pastorais

Endereço

Rua do Carmo - 44, salas 21 e 22 -
São Paulo / SP
01019-020

Contato

A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança. 

Principais programas

  • Acompanhamento de crianças de zero a seis anos: realizado em visitas domiciliares periódicas, nas quais as famílias recebem orientações sobre saúde, nutrição e desenvolvimento infantil e também em encontros mensais (Celebração da Vida), em que a comunidade se reúne para celebrar as crianças que estão bem e para se ajudar quando estão em dificuldades. 
  • Acompanhamento de gestantes: os líderes da Pastoral da Criança acompanham o desenvolvimento da gestação e identificam possíveis situações de risco, além de conscientizar e preparar a gestante para o parto e para os cuidados com o bebê.
  • Ações complementares: Brinquedos e Brincadeiras, Alimentação e Hortas Caseiras, entre outras. 
  • Controle social das políticas públicas: atuação junto aos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente, Acompanhamento Nutricional, entre outros. 
  • Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência: www.rebidia.org.br.
  • Campanhas de mobilização pelas crianças: campanhas próprias e em parcerias que utilizam diversos meios de comunicação para promover a educação em saúde, cidadania, cultura da paz e promoção social.
Pastoral a qual faz parte 
Pastoral da Criança
Coordenação a qual faz parte 
Coordenação Pastoral do Serviço da Caridade, Justiça e Paz